News

Fábrica de espetinhos com uso irregular de corantes é interditada em Goiás


Reprodução redes sociais

Imagine sair para comer um espetinho e se deparar com uma carne excessivamente avermelhada. Foi exatamente isso que chamou a atenção no município de Aparecida de Goiânia (GO) e motivou uma denúncia. A partir dela, a Polícia Civil, com apoio da Guarda Civil, interditou uma fábrica clandestina de espetinhos após constatar que o estabelecimento utilizava corante para deixar a carne artificialmente mais vermelha. O responsável foi autuado com base no artigo 268 do Código Penal.

* Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo:siga o Canal Rural no Google News!

No local, os agentes encontraram corante artificial alimentar, sal de cura e espetinhos já prontos e embalados para venda. Segundo a corporação, não havia qualquer documentação que comprovasse a regularidade do uso dessas substâncias do ponto de vista técnico ou sanitário.

Em entrevista ao Canal Rural, o delegado Humberto Teófilo explicou que a prática representa risco à saúde pública. ”A Polícia Civil de Goiás realizou uma ação de fiscalização sobre a manipulação de alimentos e identificou graves irregularidades no processo produtivo do estabelecimento. Entre os itens encontrados estavam aditivos como corantes prontos para comercialização, utilizados sem qualquer respaldo técnico ou sanitário”, disse.

Teófilo ressaltou que a operação teve como objetivo principal a proteção da saúde pública e lembrou que a legislação não autoriza o uso de corantes em carnes frescas sem controle técnico adequado.

De acordo com o delegado, esse tipo de prática pode alterar artificialmente a aparência do alimento e induzir o consumidor ao erro, fazendo com que o produto pareça mais fresco ou de melhor qualidade do que realmente é.

“O caráter da atuação policial é repressivo, mas também preventivo, sempre com foco na proteção da saúde pública”, apontou. Ele acrescentou: “Esses produtos eram manipulados sem controle adequado e com substâncias cuja aplicação não estava devidamente comprovada. Isso pode causar danos ao consumidor, além de configurar crime contra a saúde pública.”

Todos os aditivos e os espetinhos já preparados foram apreendidos para impedir a circulação imediata dos produtos no mercado.

O post Fábrica de espetinhos com uso irregular de corantes é interditada em Goiás apareceu primeiro em Canal Rural.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *