News

União Europeia fecha acordo comercial com a Índia


Pacto Verde europeu, importações, UE, Europa, antidesmatamento
Foto: Freepik

Índia e União Europeia fecharam nesta terça-feira (27) um acordo comercial considerado histórico, após quase duas décadas de negociações. O pacto prevê a redução ou eliminação de tarifas sobre a maior parte dos bens comercializados entre as duas economias e busca impulsionar o comércio bilateral, além de reduzir a dependência de ambos em relação aos Estados Unidos, em um cenário de crescentes tensões comerciais globais.

Segundo a União Europeia, o acordo pode dobrar as exportações europeias para a Índia até 2032.

“Ontem, um grande acordo foi assinado entre a União Europeia e a Índia”, afirmou o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi. “Pessoas em todo o mundo estão chamando isso de a ‘mãe de todos os acordos’. Este pacto trará grandes oportunidades para os 1,4 bilhão de habitantes da Índia e para milhões de pessoas na Europa”, declarou.

Pelos termos do acordo, a Índia reduzirá tarifas sobre cerca de 96,6% dos bens europeus em valor, o que deve gerar uma economia estimada de 4 bilhões de euros em tarifas para empresas da UE. Em contrapartida, o bloco europeu eliminará tarifas sobre 99,5% dos produtos importados da Índia, de forma gradual, ao longo de sete anos.

Entre os itens beneficiados estão têxteis, couro, produtos químicos, borracha, metais básicos e joias. Por outro lado, produtos agrícolas sensíveis, como carne bovina, arroz, açúcar e laticínios, ficaram fora do acordo.

Um dos pontos centrais do pacto é a abertura gradual do mercado indiano, tradicionalmente protegido. As tarifas sobre carros europeus cairão de até 110% para 10% ao longo de cinco anos, dentro de cotas anuais, beneficiando montadoras como Volkswagen, Renault, Mercedes-Benz e BMW.

A Índia também se comprometeu a reduzir tarifas sobre vinhos, bebidas alcoólicas, máquinas, equipamentos elétricos, produtos químicos e aço, ampliando o acesso de empresas europeias a setores considerados estratégicos.

O avanço das negociações foi impulsionado por disputas comerciais globais e por tarifas recentes impostas pelos Estados Unidos à Índia. O acordo ainda passará por revisão legal e a expectativa é de que entre em vigor dentro de um ano.

No entanto, o pacto pode enfrentar resistência política na Europa, a exemplo do que ocorreu com o acordo Mercosul-União Europeia. Além disso, não houve alívio imediato para empresas indianas afetadas pelo imposto de carbono europeu (CBAM). A União Europeia, porém, prometeu flexibilidade futura e anunciou apoio financeiro de 500 milhões de euros para ajudar a Índia a reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

O post União Europeia fecha acordo comercial com a Índia apareceu primeiro em Canal Rural.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *