Tempo fica instável no fim de semana com risco de chuva forte e temporais em boa parte do país

O fim de semana será marcado por contrastes no tempo em diferentes regiões do país. Enquanto áreas do Norte, Nordeste e Sudeste seguem com instabilidades e risco de chuva mais intensa em alguns pontos, o Sul e parte do Centro-Oeste devem registrar períodos mais longos de tempo firme e temperaturas em elevação, segundo a Climatempo.
Sul
No sábado, a circulação marítima mantém chuvas fracas no litoral e no leste do Paraná e de Santa Catarina, além de pontos do litoral do Rio Grande do Sul. No interior da Região Sul, o tempo fica mais aberto, com predomínio de sol, influenciado por um sistema de alta pressão e pela presença de ar seco.
As temperaturas sobem ao longo do dia, especialmente no litoral e nas áreas mais a leste, enquanto na Serra os termômetros permanecem mais agradáveis.
No domingo, o tempo firme predomina em praticamente toda a região. Ainda há chance de chuva fraca no litoral entre Paraná e Santa Catarina e no nordeste gaúcho, mas no restante da região o sol aparece com mais força e o calor aumenta.
Sudeste
O sábado será de tempo instável no Sudeste, com destaque para o litoral de São Paulo, onde a chuva ocorre desde cedo e se intensifica ao longo do dia, com risco de temporais no leste paulista. Em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no sul e interior do Espírito Santo, a chuva varia de moderada a forte, também com risco de temporais.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
No sul de Minas Gerais, a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) mantém a umidade elevada e favorece chuva fraca a moderada. Já no Triângulo Mineiro e no nordeste do estado, há mais períodos de sol. As temperaturas sobem em São Paulo, no Triângulo Mineiro e no norte do Espírito Santo.
No domingo, a chuva continua no Rio de Janeiro e em boa parte de Minas Gerais, variando entre fraca e moderada, com momentos de maior intensidade ao longo do dia. No litoral de São Paulo, a chuva ocorre de forma mais fraca, mas as instabilidades voltam a ganhar força em grande parte da região, com risco de temporais no extremo leste paulista. No oeste e sul de São Paulo, o tempo segue mais firme e quente.
Centro-Oeste
No sábado, a atuação da ZCAS mantém instabilidades em Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal, com chuva de moderada a forte intensidade e risco de temporais. No sul desses estados, a chuva é mais fraca, com aberturas de sol.
Em Mato Grosso do Sul, o tempo segue mais firme, com chance de chuva fraca e isolada no norte e no leste do estado. O calor predomina em toda a região, embora as temperaturas fiquem mais amenas em áreas do interior e leste de Goiás e no Distrito Federal.
No domingo, as instabilidades perdem força, mas ainda há previsão de pancadas de chuva em Mato Grosso e Goiás, favorecidas pelo calor e pela umidade. Em Mato Grosso do Sul, a chuva segue fraca e isolada no norte e no leste, enquanto o restante do estado terá tempo mais firme e temperaturas elevadas.
Nordeste
No sábado, há previsão de chuva fraca a moderada no interior do Maranhão e do Piauí, no oeste da Bahia, no litoral leste e no Ceará. A partir da tarde, as pancadas se intensificam no oeste e no sul baiano, com risco de temporais, além de aumentarem no Maranhão e no norte do Piauí. Nas demais áreas, o sol aparece e o tempo fica mais firme.
No domingo, as chuvas mais intensas se concentram no Maranhão, enquanto no litoral da Bahia e no Ceará a chuva ocorre de forma mais fraca. Ao longo do dia, as instabilidades aumentam no leste da Bahia e no litoral entre Alagoas e Rio Grande do Norte. No interior do Nordeste, o tempo segue mais aberto e quente.
Norte
O sábado será de tempo instável em grande parte da Região Norte, com pancadas de chuva desde as primeiras horas do dia. Amazonas, Acre, Rondônia, Pará e Tocantins devem registrar chuva de moderada a forte intensidade, com risco de temporais. Em Roraima, as instabilidades aumentam, enquanto no Amapá a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém o tempo instável.
No domingo, mesmo com a perda de força da ZCAS, a combinação de calor e umidade segue favorecendo chuvas fortes e temporais em grande parte da região. Amazonas, Acre, Rondônia, Pará, Tocantins e Roraima permanecem em alerta, assim como o norte do Amapá. As temperaturas seguem elevadas, aumentando a sensação de abafamento.
O post Tempo fica instável no fim de semana com risco de chuva forte e temporais em boa parte do país apareceu primeiro em Canal Rural.

