News

Quais as expectativas? Clima melhora e colheita é ‘mira dos sojicultores’, diz presidente da Aprosoja TO


soja
Foto: Pixabay

A presidente da Aprosoja Tocantins, Caroline Schneider, participou do programa 46 Soja Brasil e destacou o clima de expectativa entre os produtores do estado para o início da colheita da safra 2025/26. Caroline será anfitriã da abertura nacional da colheita da soja, que acontece no dia 30 de janeiro, na Fazenda Alto da Serra, em Porto Nacional, propriedade da família Schneider, com transmissão do Canal Rural.

* * Fique por dentro das novidades e notícias recentes sobre a soja! Participe da nossa comunidade através do link! 🌱

Durante a entrevista, Caroline afirmou que os produtores tocantinenses estão otimistas, apesar de um início de plantio desafiador, marcado por períodos de estiagem. Segundo ela, as chuvas mais recentes têm atingido a maior parte do estado e favorecido o desenvolvimento das lavouras. “Já temos produtores que devem iniciar a colheita nos próximos dias”, ressaltou.

A dirigente informou que Porto Nacional concentra cerca de 170 mil hectares cultivados com soja, o que representa entre 10% e 12% da produção estadual. Para a safra 2025/26, a área total plantada no Tocantins está estimada em aproximadamente 1,6 milhão de hectares, com Porto Nacional se consolidando como o maior polo produtor do estado.

Caroline também destacou a relevância econômica da soja para a região, lembrando que mais de 70% da produção tocantinense é destinada à exportação, enquanto o restante abastece agroindústrias locais. Segundo ela, os investimentos em tecnologia e infraestrutura têm colocado o município em posição de destaque no agronegócio estadual.

A presidente da Aprosoja Tocantins apresentou ainda o tema da abertura nacional da colheita deste ano, “Onde a soja cresce, a transformação acontece”. De acordo com Caroline, o evento vai evidenciar como a cultura da soja tem impulsionado a transformação social, econômica e produtiva no Tocantins, com depoimentos de produtores e membros da comunidade que tiveram suas vidas impactadas pelo avanço do agronegócio.

A abertura nacional da colheita da soja será realizada a partir das 8h do dia 30 de janeiro, na Fazenda Alto da Serra, em Porto Nacional (TO), reunindo produtores, lideranças do setor e autoridades, com transmissão ao vivo pelo Canal Rural.

O post Quais as expectativas? Clima melhora e colheita é ‘mira dos sojicultores’, diz presidente da Aprosoja TO apareceu primeiro em Canal Rural.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *