AgroNewsPolítica & Agro

Primeiro ciclo de relatórios de emissões de GEE começa



Os inventários devem seguir metodologias internacionalmente reconhecidas



Os inventários devem seguir metodologias internacionalmente reconhecidas
Os inventários devem seguir metodologias internacionalmente reconhecidas – Foto: Divulgação

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) anunciou nesta terça-feira (19) o primeiro ciclo de submissão de inventários de emissões de gases de efeito estufa (GEE) no Sistema de Inventário Nacional de Emissões (SIRENE) Organizacionais. O lançamento ocorreu durante a COP29, em Baku, no Azerbaijão, destacando a plataforma como um instrumento de transparência e visibilidade das iniciativas brasileiras de Mensuração, Relato e Verificação (MRV) das emissões de GEE.

Até 13 de dezembro, organizações de todos os portes e setores poderão submeter seus inventários de forma voluntária, com a expectativa de enriquecer os dados utilizados para a definição de políticas públicas estratégicas. “Esta plataforma é pública, gratuita e uma grande contribuição para o aprofundamento da nossa base de dados”, afirmou Andrea Latgé, secretária de Políticas e Programas Estratégicos do MCTI.

Os inventários devem seguir metodologias internacionalmente reconhecidas, como o Programa Brasileiro GHG Protocol ou a ABNT NBR ISO 14064. Além disso, devem cobrir gases como CO2, metano (CH4) e óxido nitroso (N2O), conforme as diretrizes do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC). Todos os relatórios precisam ser verificados por uma auditoria independente para garantir a precisão dos dados.

Após a submissão, os inventários passarão por uma verificação documental pelo MCTI. Apenas os inventários validados estarão disponíveis na área pública da plataforma. Para enviar os relatórios, os usuários devem acessar o SIRENE Organizacionais via gov.br, podendo optar por preencher os dados online ou em excel. As informações só serão visíveis após a validação.

 





Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *