News

Entenda por que a raça canchim está chamando a atenção dos pecuaristas no Brasil e exterior


Canchim
Foto: MOREIRA, Danilo de Paula/Embrapa

A raça canchim vem ganhando espaço na pecuária nacional graças à alta produtividade e qualidade da carne, características que têm impulsionado a expansão dos rebanhos e o interesse de criadores no Brasil e no exterior.

Segundo a presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Canchim, Kika Ribeiro, a raça foi desenvolvida no país a partir de estudos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

De acordo com ela, o surgimento ocorreu na década de 1960, no município de São Carlos, em São Paulo, por meio do cruzamento entre nelore e charolês. O resultado foi uma composição genética de 3/8 nelore e 5/8 charolês, com foco principal na redução do ciclo de abate e no aumento da eficiência produtiva.

“O charolês é imbatível na produção de carne e o objetivo todo desse trabalho da da Embrapa na época era reduzir o ciclo de abate” explica a presidente.

Crescimento da raça

De acordo com a presidente, a raça vive um momento de crescimento, impulsionado também pelo uso no cruzamento industrial. “Os leilões têm apresentado liquidez total, tanto de machos quanto de fêmeas, o que mostra que a raça está em expansão”, afirma.

Atualmente, os principais criatórios estão concentrados no estado de São Paulo, mas há rebanhos também em Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Paraná, Rondônia e Mato Grosso do Sul.

A raça já ultrapassou fronteiras, com criadores no Paraguai e na Costa Rica, além de interesse internacional, como o de uma delegação do Paquistão, que demonstrou intenção de adquirir embriões canchim durante a Feicorte.

Facilidade de manejo e qualidade da carne

De acordo com Kika Ribeiro, o canchim é uma raça rústica e altamente adaptável às diferentes condições climáticas do país, do Sul ao Norte, sem exigir manejo distinto em relação a outras raças de corte.

No mercado, a carne canchim se destaca pela qualidade e sabor, com potencial para atender desde o consumo tradicional até o mercado gourmet. A associação trabalha na criação de um selo próprio para valorizar o produto. “É uma carne que não perde para outras raças e tem características que podem atender ao mercado gourmet”, destaca a presidente.

Para o produtor interessado em investir, o canchim é visto como um animal de bom custo-benefício, com ganhos de até 15% a mais de peso na desmama em comparação a outras raças, reflexo da influência genética do charolês, reconhecido pela eficiência na produção de carne.

O post Entenda por que a raça canchim está chamando a atenção dos pecuaristas no Brasil e exterior apareceu primeiro em Canal Rural.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *