Ciclone se aproxima e causa chuva forte e tempestades em seis estados no fim de semana

A formação de um ciclone extratropical próximo à costa de São Paulo, a partir desta sexta-feira (30), mantém o tempo instável e aumenta o risco de chuvas intensas, temporais e rajadas de vento em diversas regiões do país ao longo do fim de semana, segundo a Climatempo.
O sistema se organiza a partir de uma área de baixa pressão e influencia principalmente o Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com possibilidade de volumes elevados de chuva em alguns pontos.
Sul
Sexta-feira
A influência do ciclone provoca pancadas de chuva moderadas a fortes no litoral e leste do Paraná e de Santa Catarina, com risco de temporais, especialmente na faixa litorânea paranaense. No leste do Rio Grande do Sul, as instabilidades ganham força ao longo do dia. No oeste da região, a chuva ocorre de forma mais fraca e há aberturas de sol. Rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h, principalmente no sul gaúcho.
Sábado
A influência marítima mantém chuva fraca no litoral do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Entre o fim da manhã e a tarde, as pancadas ganham força na metade leste desses estados, com temporais isolados, enquanto o oeste segue com tempo mais firme e períodos de sol.
Domingo
Chove de forma moderada a forte no litoral e leste do Paraná durante a madrugada, com chance de trovoadas. Ao longo do dia, a chuva perde força nessas áreas, mas o norte do Paraná segue com risco de temporais isolados. Nas demais áreas do Sul, o tempo fica mais firme e as temperaturas permanecem elevadas.
Sudeste
Sexta-feira
A formação do ciclone próximo à costa paulista intensifica as instabilidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. As pancadas ocorrem de maneira moderada a forte, com risco de temporais e volumes elevados, principalmente no interior paulista, Triângulo Mineiro e sul de Minas. As rajadas de vento podem chegar a 70 km/h na Serra Fluminense.
Sábado
Mesmo com o afastamento do ciclone para o oceano, o tempo segue instável. Há chuva fraca no litoral de São Paulo e pancadas moderadas a fortes no Rio de Janeiro e Espírito Santo, especialmente no início do dia. Ao longo do período, cavados atmosféricos e calor mantêm risco de temporais em grande parte da região. As temperaturas voltam a subir.
Domingo
As instabilidades continuam desde cedo em São Paulo, Triângulo Mineiro e sul de Minas Gerais. Entre o fim da manhã e a tarde, as pancadas se intensificam, com chuva forte, trovoadas e temporais isolados. À noite, a chuva persiste no litoral e interior paulista, além do Rio de Janeiro, Espírito Santo e norte de Minas.
Centro-Oeste
Sexta-feira
As pancadas de chuva ocorrem desde cedo no leste de Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso, com intensidade moderada a forte. Há risco de temporais, principalmente em Goiás e no leste sul-mato-grossense. As temperaturas seguem elevadas.
Sábado
A chuva se intensifica em Goiás e Mato Grosso, com risco de temporais. Em Mato Grosso do Sul, a atuação de uma área de baixa pressão aumenta as instabilidades ao longo do dia, especialmente no norte do estado.
Domingo
A presença de baixa pressão entre o Paraguai e o norte da Argentina mantém o tempo instável em Mato Grosso do Sul, com chuva moderada a forte desde cedo. Ao longo do dia, as pancadas se espalham por toda a região, com temporais isolados e sensação de abafamento.
Nordeste
Sexta-feira
As instabilidades atuam na metade sul do Piauí, além do Ceará e do norte da Bahia, com pancadas de chuva moderadas e pontualmente mais fortes. No oeste e sul da Bahia, há risco de temporais ao longo do dia.
Na faixa litorânea norte da região, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém o tempo instável. Entre o litoral norte baiano e o sul de Sergipe, a chuva ocorre de forma moderada. Nas demais áreas, o tempo segue mais firme, com calor predominando.
Sábado
Há previsão de pancadas de chuva desde cedo no oeste e interior da Bahia, além do sul do Piauí e do Maranhão, com intensidade moderada. A chuva perde força no Maranhão e no Piauí em relação aos dias anteriores, mas ainda ocorre de forma pontual.
No litoral norte, a atuação da ZCIT mantém chuva fraca a moderada, enquanto entre Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, o tempo permanece firme e quente.
Domingo
A chuva ganha força no norte e interior da Bahia, com chance de trovoadas desde as primeiras horas do dia. À tarde, as pancadas se intensificam na metade sul do Maranhão e do Piauí, além do oeste e sul da Bahia, com risco de temporais isolados.
No litoral do Maranhão e do Ceará, a ZCIT favorece chuva fraca a moderada. Nas demais áreas, o tempo segue estável e quente.
Norte
Sexta-feira
Chove forte desde cedo no Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia e Acre, com aumento das instabilidades ao longo do dia. Também há previsão de pancadas intensas no Tocantins.
Há risco de temporais em grande parte do Amazonas, no norte e oeste de Rondônia, no Acre, no sul do Tocantins e no oeste de Roraima. As temperaturas seguem elevadas, com sensação de abafamento.
Sábado
As pancadas de chuva ocorrem desde a madrugada no Amazonas, Pará, Roraima e Amapá, com intensidade moderada a forte. Ao longo do dia, as instabilidades se espalham e se intensificam, mantendo o risco de temporais.
No Tocantins, a chuva ganha força, enquanto em Rondônia, os maiores volumes se concentram no norte do estado. A atuação da ZCIT mantém o tempo instável no Amapá.
Domingo
As chuvas mais intensas ocorrem desde cedo no norte do Amazonas, em Roraima e no Amapá, com chance de temporais, especialmente no Amapá, sob influência da ZCIT.
Ao longo do dia, as pancadas aumentam no Amazonas, Pará, Tocantins e Roraima. No Acre e em Rondônia, a chuva ocorre de forma mais irregular. As temperaturas permanecem elevadas, mantendo a sensação de calor e abafamento.
O post Ciclone se aproxima e causa chuva forte e tempestades em seis estados no fim de semana apareceu primeiro em Canal Rural.

