Brasileiros conseguem produzir alimentos na Antártica sob frio de até -60 °C

Pesquisadores brasileiros conseguiram produzir alimentos frescos em um dos ambientes mais extremos do planeta, a Antártica. A iniciativa inédita integra o Programa Antártico Brasileiro (Proantar) e pode transformar a rotina alimentar de cientistas que passam longos períodos no continente gelado.
Com sensação térmica que pode chegar a -60 °C, a Antártica não oferece nenhuma condição natural para o cultivo de alimentos. Mesmo assim, a equipe instalou uma estufa de alta tecnologia, desenvolvida no Brasil, capaz de produzir microverdes como mostarda, agrião, brócolis e rabanete.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
A estrutura foi desenvolvida no Brasil e permite o controle preciso de temperatura, umidade e luminosidade, criando um ambiente totalmente isolado do exterior.
Segundo o diretor de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Ambipar, Gabriel Estevam, a estrutura é compacta, feita com chapas de alumínio e revestida com isolante térmico biodegradável à base de mamona, tecnologia nacional que não utiliza derivados de petróleo.
“Aqui eu tenho a caixa de comando. Sem ter que acessar lá, eu consigo controlar os parâmetros de temperatura, umidade, a luminosidade do luz ultravioleta” explica Estevam.
Além da tecnologia embarcada, o projeto precisou atender a regras ambientais rigorosas. Sem solo disponível e sem possibilidade de descarte de resíduos no continente, todo o substrato utilizado no cultivo foi produzido a partir do lixo gerado pela própria equipe, como borra de café, pó de chá, papel e caixas de ovos.
Segundo Estevam, o experimento demonstra o potencial de sistemas autossuficientes de produção de alimentos para missões de longa duração, não apenas na Antártica, mas também em outros ambientes controlados e isolados, ampliando as possibilidades de permanência de cientistas em ambientes que possuem condições extremas.
O post Brasileiros conseguem produzir alimentos na Antártica sob frio de até -60 °C apareceu primeiro em Canal Rural.

