Ciclone trará chuva forte de 100 mm e granizo para 5 estados

Chuvas intensas e tempestades isoladas no Paraná e em Santa Catarina devem ocorrer a partir de quinta-feira (29) por conta da passagem de uma frente fria, alerta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Já na sexta-feira (30), a formação de um ciclone no litoral da Região Sudeste deve favorecer a ocorrência de grandes volumes de chuva em São Paulo, Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais.
Tempestades no Sul

O Inmet destaca que as áreas com maior risco para tempestades no Sul do país, principalmente entre a tarde e a noite de quinta-feira, incluem:
- Região Metropolitana de Curitiba;
- Norte catarinense;
- Vale do Itajaí;
- Região Serrana de Santa Catarina.
A previsão é que, nesses locais, haja chuva forte acompanhada de rajadas de vento, descargas elétricas e queda de granizo, com acumulados de até 100 mm em apenas 24 horas.

Ciclone no Sudeste
A formação do ciclone na sexta-feira (30) no litoral do Sudeste vai trazer grandes volumes de chuva para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, assim como para o sul de Minas Gerais.
Nessas áreas, os totais previstos superam os 100 mm nas áreas da Serra da Mantiqueira, enquanto no litoral paulista os volumes podem ultrapassar 60 mm.

O fenômeno também deve favorecer a ocorrência de tempestades em São Paulo durante a sexta, com possibilidade de queda de granizo em grande parte do estado e em municípios vizinhos de Minas Gerais, especialmente na região do Triângulo Mineiro.
Segundo o Inmet, no sábado (31), as áreas de chuva devem se concentrar entre o Triângulo mineiro e o Rio de Janeiro, com acumulados que podem, pontualmente, superar os 100 mm em 24 horas. No mesmo dia, há previsão de tempestades localizadas entre o norte de Santa Catarina, passando pelo leste do Paraná até o sul de São Paulo.
O post Ciclone trará chuva forte de 100 mm e granizo para 5 estados apareceu primeiro em Canal Rural.

