News

Gestão deve orientar decisões na pecuária brasileira em 2026, diz especialista


Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

A gestão de excelência na pecuária brasileira em 2026 não é mais um diferencial, mas um pré-requisito. Em entrevista ao Giro do Boi, o médico veterinário Éverton Andrade, especialista da JBS/Friboi, reforçou que a sanidade e o manejo racional são os únicos fatores capazes de barrar ou abrir as portas do comércio global de alimentos.

Segundo Andrade, para que o Brasil mantenha sua liderança, o foco do produtor deve estar na transformação da fazenda em uma unidade industrial de produção de proteína segura e ética. A sanidade animal é o pilar que garante a segurança do alimento que chega à mesa do consumidor. Falhas neste quesito podem embargar exportações de plantas inteiras e prejudicar a reputação de todo o país.

Confira:

Importância do manejo e bem-estar animal

Tratar o gado com respeito e técnica impacta diretamente na rentabilidade e na qualidade final do produto. O bem-estar animal é uma demanda ética que se traduz em eficiência produtiva. O que não é medido não é gerenciado. A “carteira de identidade” do boi moderno é composta por dados precisos que garantem a rastreabilidade e a transparência do processo.

A indústria atua como parceira estratégica nessa jornada de adequação. Iniciativas como a disponibilização de manuais técnicos, suporte para a redução da marca a fogo e programas focados na neonatologia, como o “Cada Bezerro Importa”, estão à disposição dos pecuaristas que buscam bônus por qualidade e segurança jurídica.

Com informações de: girodoboi.canalrural.com.br.

Publicado com auxílio de inteligência artificial e revisão da Redação Canal Rural.

O post Gestão deve orientar decisões na pecuária brasileira em 2026, diz especialista apareceu primeiro em Canal Rural.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *