News

Trump desiste de tarifar países contrários ao seu plano de anexar a Groenlândia


Donald Trump tarifas
Foto: Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (21) que foi definida a “estrutura” de um futuro acordo envolvendo a Groenlândia e a região do Ártico, após reunião com o secretário-geral da Otan, Mark Rutte. A informação foi divulgada em publicação na Truth Social e repercutida pela CNN.

Segundo o presidente, o entendimento pode ser positivo tanto para os Estados Unidos quanto para os países da Otan. Diante desse avanço, ele afirmou que não irá impor as tarifas que estavam previstas para entrar em vigor em 1º de fevereiro.

No último sábado, havia sido anunciada a possibilidade de taxas de 10% sobre países europeus com tropas na ilha, percentual que poderia subir para 25% em junho.

O presidente também mencionou que seguem discussões relacionadas à Groenlândia envolvendo o chamado "Domo de Ouro", um sistema de defesa aérea inspirado no modelo israelense do "Domo de Ferro", que o governo norte-americano estuda implementar.
De acordo com a CNN, a justificativa central para o interesse na Groenlândia segue sendo a segurança nacional, diante de alegadas ameaças da Rússia e da China. O governo chinês, por sua vez, criticou o uso da retórica de "ameaça chinesa" por parte dos Estados Unidos.
O presidente acrescentou que novas negociações serão realizadas conforme necessário, com participação do vice-presidente JD Vance, do secretário de Estado Marco Rubio e do enviado
especial Steve Witkoff.
Mais cedo, durante discurso no Fórum Econômico Mundial de Davos, o presidente afirmou que não pretende usar força para adquirir a Groenlândia, mas reforçou que os Estados Unidos seriam os únicos capazes de garantir a segurança da ilha, defendendo negociações imediatas sobre o tema.

O post Trump desiste de tarifar países contrários ao seu plano de anexar a Groenlândia apareceu primeiro em Canal Rural.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *