Beef on Dairy: Embrapa e Angus lançam selo inédito para cruzamento leite–corte; confira

A Associação Brasileira de Angus lançou o selo Beef on Dairy, primeira certificação do tipo no Brasil para o cruzamento de vacas leiteiras com touros de corte. O projeto conta com participação técnica da Embrapa e estabelece critérios para a produção de carne a partir de matrizes das raças Holandesa e Jersey inseminadas com genética Angus.
A iniciativa busca atender o mercado de cortes de maior valor e ampliar as opções de renda dos produtores de leite, ao permitir a venda de animais destinados à produção de carne.
“É uma estratégia já consolidada em outros países e conseguimos trazê-la para o Brasil, que possui o maior rebanho comercial do mundo. Nosso projeto é o casamento perfeito entre as raças. O produtor vai se beneficiar e o consumidor terá carne diferenciada. Quem já provou sabe o resultado”, disse José Paulo Dornelles Cairoli, presidente da Associação Brasileira de Angus, em comunicado.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Dois selos por tipo de matriz
A estratégia prevê dois selos distintos: um voltado para vacas Jersey e outro para vacas Holandesas. No caso do Jersey, os critérios consideram o porte reduzido da matriz e a necessidade de controle do tamanho do bezerro no parto. Para o Holandês, os índices também evitam a seleção de animais com porte excessivo.
A Embrapa atua por meio do Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo), gerenciado pela Associação Nacional de Criadores (ANC). O índice técnico desenvolvido pelo programa considera crescimento, área de olho de lombo e conformação de carcaça, parâmetros usados para selecionar os touros aptos ao selo.
O modelo também atende às centrais de inseminação, já que parte dos cruzamentos ocorre por meio de sêmen certificado.

“O lançamento do selo Beef on Dairy foi possível porque há uma base científica robusta por trás dele, e essa é justamente a contribuição da Embrapa. O Beef on Dairy abre um caminho importante para agregação de valor a toda a cadeia, e nossa missão é assegurar que essas escolhas estejam amparadas pelo melhor conhecimento técnico disponível”, afirmou Fernando Cardoso, chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul (RS), também em comunicado.
“Nada mais fizemos do que criar parâmetros claros, garantindo transparência e segurança ao produtor de Holandês e Jersey na hora de adquirir genética Angus. Para o consumidor, isso significa confiança e qualidade alimentar”, disse Leandro Hackbart, conselheiro técnico da Associação Brasileira de Angus e da ANC
O selo já está disponível para centrais de sêmen e criadores que utilizam touros dentro dos padrões definidos pelo Promebo. Os reprodutores certificados podem ser consultados no Sistema Origen, da Associação Nacional de Criadores.
O post Beef on Dairy: Embrapa e Angus lançam selo inédito para cruzamento leite–corte; confira apareceu primeiro em Canal Rural.

