News

Beef on Dairy: Embrapa e Angus lançam selo inédito para cruzamento leite–corte; confira


Foto: Divulgação/Fernando Goss.
Foto: Divulgação/Fernando Goss.

A Associação Brasileira de Angus lançou o selo Beef on Dairy, primeira certificação do tipo no Brasil para o cruzamento de vacas leiteiras com touros de corte. O projeto conta com participação técnica da Embrapa e estabelece critérios para a produção de carne a partir de matrizes das raças Holandesa e Jersey inseminadas com genética Angus.

A iniciativa busca atender o mercado de cortes de maior valor e ampliar as opções de renda dos produtores de leite, ao permitir a venda de animais destinados à produção de carne.

“É uma estratégia já consolidada em outros países e conseguimos trazê-la para o Brasil, que possui o maior rebanho comercial do mundo. Nosso projeto é o casamento perfeito entre as raças. O produtor vai se beneficiar e o consumidor terá carne diferenciada. Quem já provou sabe o resultado”, disse José Paulo Dornelles Cairoli, presidente da Associação Brasileira de Angus, em comunicado.

Dois selos por tipo de matriz

A estratégia prevê dois selos distintos: um voltado para vacas Jersey e outro para vacas Holandesas. No caso do Jersey, os critérios consideram o porte reduzido da matriz e a necessidade de controle do tamanho do bezerro no parto. Para o Holandês, os índices também evitam a seleção de animais com porte excessivo.

A Embrapa atua por meio do Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo), gerenciado pela Associação Nacional de Criadores (ANC). O índice técnico desenvolvido pelo programa considera crescimento, área de olho de lombo e conformação de carcaça, parâmetros usados para selecionar os touros aptos ao selo.

O modelo também atende às centrais de inseminação, já que parte dos cruzamentos ocorre por meio de sêmen certificado.

Bovinos leiteiros das raças Jersey e Holandesa. Foto: Divulgação.

“O lançamento do selo Beef on Dairy foi possível porque há uma base científica robusta por trás dele, e essa é justamente a contribuição da Embrapa. O Beef on Dairy abre um caminho importante para agregação de valor a toda a cadeia, e nossa missão é assegurar que essas escolhas estejam amparadas pelo melhor conhecimento técnico disponível”, afirmou Fernando Cardoso, chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul (RS), também em comunicado.

“Nada mais fizemos do que criar parâmetros claros, garantindo transparência e segurança ao produtor de Holandês e Jersey na hora de adquirir genética Angus. Para o consumidor, isso significa confiança e qualidade alimentar”, disse Leandro Hackbart, conselheiro técnico da Associação Brasileira de Angus e da ANC

O selo já está disponível para centrais de sêmen e criadores que utilizam touros dentro dos padrões definidos pelo Promebo. Os reprodutores certificados podem ser consultados no Sistema Origen, da Associação Nacional de Criadores.

O post Beef on Dairy: Embrapa e Angus lançam selo inédito para cruzamento leite–corte; confira apareceu primeiro em Canal Rural.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *