Preços dos ovos atingem menor patamar para janeiro desde 2020, aponta Cepea

Os preços médios dos ovos registraram, em janeiro, o menor nível para o período desde 2020 em diversas regiões acompanhadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), segundo levantamento divulgado pelo Centro de Pesquisas.
Até o dia 28, as médias de janeiro ficaram até 17% abaixo das registradas em dezembro de 2025 e até 27% inferiores às observadas em janeiro do ano passado, em termos reais, considerando o deflacionamento pelo IGP-DI de dezembro de 2025.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Na região de Bastos (SP), uma das principais praças produtoras do país, a cotação média do ovo branco tipo extra, a retirar na granja (FOB), foi de R$ 105,57 por caixa com 30 dúzias. O valor representa queda real de 12% na comparação mensal e de 24,8% em relação a janeiro de 2025.
Para o ovo vermelho, negociado na mesma região, a média foi de R$ 118,76 por caixa, o que corresponde a um recuo de 11% frente a dezembro de 2025 e de 27,3% na comparação anual, também em termos reais.
Segundo o Cepea, ambas as cotações são as mais baixas para o mês de janeiro nos últimos seis anos, refletindo um cenário de preços pressionados no mercado de ovos.
O post Preços dos ovos atingem menor patamar para janeiro desde 2020, aponta Cepea apareceu primeiro em Canal Rural.

