Nova onda de calor começa neste domingo (25) e pode levar temperaturas a 40 °C

Após um período de frio fora de época, uma nova onda de calor deve atingir a região Sul do Brasil a partir do próximo domingo. O alerta é maior para o Rio Grande do Sul, especialmente no centro-sul do estado, onde lavouras já enfrentam restrição hídrica e as temperaturas máximas podem chegar aos 40 °C.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
De acordo com o meteorologista, Arthur Müller, o aumento das temperaturas ocorre em um momento crítico para áreas produtoras de arroz, milho primeira safra e soja. Müller alerta que a chuva retornará somente na primeira semana de fevereiro, quando os acumulados podem chegar até 60 milímetros em cinco dias.
“A chuva só vai começar a voltar a partir da próxima semana, entre quinta-feira (5) e sexta-feira (6), algumas pancadas de chuva isoladas típicas de verão”.
Segundo o meteorologista, além do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina também devem registrar temperaturas elevadas, com máximas de 35 °C. No entanto, os maiores extremos devem ocorrer no sul e sudoeste gaúcho, onde os termômetros podem atingir 40 °C.
Müller explica que, em cidades como Alegrete, no Rio Grande do Sul, a previsão indica elevação das temperaturas a partir desta sexta-feira (23), com máximas próximas de 40 °C ao longo da próxima semana. No entanto, com a chegada de um ciclone as temperaturas despencam.
“Um ciclone extratropical chegará na virada do mês, o que vai fazer com que a onda de calor termine e que a chuva volte para a região”, destaca Müller.
Outras regiões
De acordo com Müller, no Sudeste, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) começa a perder intensidade. A chuva diminui no Espírito Santo, mas continua em Minas Gerais e ganha força no Rio de Janeiro, mantendo o alerta para alagamentos e deslizamentos. O litoral norte de São Paulo também segue em atenção.
No Centro-Oeste, o calor persiste, com destaque para Mato Grosso do Sul e Corumbá, onde as temperaturas podem alcançar 40 °C nos próximos dias. Já no Matopiba, a chuva segue concentrada principalmente no Maranhão e Tocantins, explica Müller.
“A boa notícia é que a chuva chega no interior do Nordeste. A região está muito seca, está muito quente e a chegada da chuva ajuda a aliviar”, destaca.
O post Nova onda de calor começa neste domingo (25) e pode levar temperaturas a 40 °C apareceu primeiro em Canal Rural.

