Chuva de 200 mm e temperaturas de 38°C impactam o Brasil ao longo da semana

Informativo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) traz alerta de chuva de até 200 mm e altas temperaturas para diversas áreas do país entre esta segunga-feira (19) e a próxima (26).
Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.
Sul
- Chuva: A previsão é de uma semana de tempo mais seco e firme no Sul do país, devido a atuação de um anticiclone pós-frontal com a sua correspondente massa de ar frio. De acordo com o Inmet, algumas chuvas fracas e isoladas devem atingir o litoral e interior de Santa Catarina, sem volumes expressivos, principalmente a partir da quinta-feira (22). Os valores mínimos de umidade relativa do ar, abaixo dos 35%, devem predominar em todas as áreas, à exceção do litoral.
- Temperatura: a previsão do Inmet indica declínio das temperaturas após a passagem de uma frente fria pela região. As mínimas devem variar entre 8°C e 14°C na maior parte das áreas, principalmente entre terça e quarta (20 e 21), com possibilidade de geada na região serrana de Santa Catarina ao amanhecer de terça. Contudo, na segunda metade da semana, as temperaturas voltam a entrar em elevação no oeste da região, com máximas entre 30°C e 32°C no oeste catarinense e paranaense, além de máximas de até 34°C no oeste gaúcho.
Sudeste
- Chuva: Conforme balanço do Inmet, a previsão indica um cenário bastante chuvoso para Minas Gerais e Espírito Santo devido a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). A partir de terça-feira (20) a chuva se concentra entre o norte e nordeste de mineiro e capixaba, e no dia 23 deve retornar a áreas do Rio de Janeiro e sul de Minas. Diante disso, espera-se tempo mais firme com menores índices de umidade relativa mínima do ar, de 45%.
- Temperaturas: a previsão indica o predomínio de temperaturas elevadas no oeste do estado de São Paulo e no nordeste de Minas Gerais, com máximas alcançando 30°C ao longo da semana. Nas demais áreas do Sudeste, especialmente entre o centro-leste de Minas Gerais, o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, os termômetros apresentam declínio durante esta semana devido à incursão de ar mais frio, associada à passagem de uma frente fria pela costa leste da Região. Nessas localidades, as máximas podem apresentar desvios entre 5°C e 6°C em relação às médias climatológicas.
Centro-Oeste

- Chuva: Espera-se chuvas volumosas principalmente no norte de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, podendo superar os 200 mm em sete dias entre os territórios goiano e mato grossense. Segundo o Inmet, nas demais áreas da região, principalmente em Mato Grosso do Sul, praticamente não chove, com volumes esperados abaixo dos 20 mm. Destaca-se, também, a previsão de umidade relativa mínima em torno de 30% a 40% em Mato Grosso do Sul e extremo sul de Mato Grosso, com umidade acima de 60% nas demais áreas.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
- Temperaturas: a previsão indica temperaturas elevadas em Mato Grosso do Sul e no sul de Mato Grosso, com temperaturas máximas oscilando entre 34°C e 38°C. Ao longo da semana, as temperaturas entram em declínio no centro-norte de Mato Grosso e de Goiás, bem como no Distrito Federal, incluindo Brasília. Segundo o Inmet, essa redução das temperaturas está associada ao padrão chuvoso provocado pela atuação da ZCAS. Nessas áreas, as máximas não devem ultrapassar 26°C na segunda metade da semana.
Nordeste
- Chuva: em praticamente todo leste e norte da Região Nordeste a previsão é de ausência de chuvas nesta semana, enquanto no sul do Maranhão, oeste da Bahia e oeste do Piauí haverá um cenário mais úmido, com favorecimento de chuvas principalmente na primeira metade da semana. De acordo com o Inmet, nestas áreas os índices pluviométricos devem ficar entre 50 mm e 100 mm em sete dias, principalmente no sudoeste baiano. Também são esperados índices de umidade relativa do ar elevada nas regiões chuvosas, enquanto no interior nordestino ficarão relativamente mais baixos, em torno dos 30% a 40%, principalmente no Sertão, decaindo para 20% a 30% no fim da semana.
- Temperaturas: as máximas previstas permanecem elevadas na maior parte da região, com destaque para o norte do Piauí, o centro-sul do Ceará e áreas do oeste do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco, de Alagoas e de Sergipe, onde as máximas devem variar entre 34°C e 38°C. Nas demais áreas da região, as máximas oscilam entre 28°C e 32°C. As mínimas previstas, na maior parte do Nordeste, devem permanecer entre 20°C e 24°C, com destaque para o norte do Piauí, onde as mínimas podem superar 24°C.
Norte
- Chuva: áreas de instabilidade com maiores volumes de chuva deverão se concentrar no sul do Amazonas, Rondônia e sul de Tocantins devido à atuação da ZCAS ao longo da semana, com área de atuação nessas regiões. Conforme o Inmet, no Amapá, o posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) explica a previsão de acumulados superiores a 100 mm nos próximos sete dias. Outra área de destaque é o baixo Amazonas e leste do Pará, onde haverá recorrência de chuvas, também elevando os acumulados para acima de 200 mm. As demais regiões encontrarão uma distribuição mais homogênea de chuvas, de volumes em torno de 50 mm ao longo da semana. Já a umidade relativa do ar mínima, de maneira geral, seguirá com índices bem elevados na maior área da Região Norte (igual ou acima de 70%) à exceção do norte de Roraima e extremo sudoeste do Pará que ficará com níveis menores, em torno dos 50% ao longo da semana.
- Temperatura: a previsão indica temperaturas elevadas na maior parte da região, especialmente em Roraima, no Amazonas, no norte do Pará e no sul do Amapá, onde as máximas podem oscilar entre 30°C e 34°C. Nas demais áreas do Norte, devem oscilar entre 28°C e 30°C. As mínimas permanecem estáveis na maior parte da Região Norte, variando entre 22°C e 24°C. No entanto, as mínimas podem alcançar até 26°C em algumas localidades da região, especialmente no território amazonense.
O post Chuva de 200 mm e temperaturas de 38°C impactam o Brasil ao longo da semana apareceu primeiro em Canal Rural.

