Termômetro bate 1,8°C em SC; outros dois estados terão 100 mm de chuva em 24h

Enquanto metade do Brasil começou 2026 sofrendo com o calorão, outra parte tem convivido com o frio em pleno verão. Isso porque as serras gaúcha e catarinense foram impactadas com a primeira geada do ano. São Joaquim, em Santa Catarina, por exemplo, amanheceu com 1,8°C nesta segunda-feira (5).
De acordo com o meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller, a baixa temperatura no município foi recorde histórico para um mês de janeiro desde o início das medições, em 1955. Contudo, a partir desta próxima terça-feira (6), quem mora por lá verá os termômetros subirem gradualmente, com mínima de 11°C. Na quarta (7) e quinta (8), as mínimas serão de 14°C e 16°C, respectivamente.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
“Durante praticamente esta semana inteira, a previsão é de tempo firme na Região Sul. O frio perde intensidade também no Paraná e em São Paulo, onde as mínimas já voltam a ficar entre 15°C e 18°C”, detalha.
Quanto à chuva, Müller ressalta que a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) forma um corredor de umidade que se estende do Acre ao Espírito Santo, cortando o país, o que traz alerta para níveis elevados de precipitação nos territórios mineiro e capixaba.
Assim, o centro-norte de Minas e o Espírito Santo podem receber acumulado de cerca de 100 mm nas próximas 24 horas.
O post Termômetro bate 1,8°C em SC; outros dois estados terão 100 mm de chuva em 24h apareceu primeiro em Canal Rural.

