News

Executivos de seis países visitam fazendas de algodão na Bahia


Executivos de indústrias têxteis da China, Índia, Paquistão, Bangladesh, Vietnã e Turquia estão no Brasil para conhecer de perto as fazendas produtoras de algodão e o processo produtivo da pluma brasileira através do projeto “Missão Compradores”.

Nesta terça-feira (5), o grupo visitou uma propriedade e instalações da Associação Baiana dos Produtores de Algodoão (Abapa), no Oeste da Bahia, uma das principais regiões produtoras do país.

A missão, composta por 20 representantes, é organizada pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), em parceria com a ApexBrasil e a Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea).

Juntos, os seis países representados na comitiva foram responsáveis por 84,9% das exportações brasileiras de algodão no ano comercial 2024/25.

Durante a visita à Fazenda Sete Povos, no município de São Desidério, os executivos conheceram parte dos quase 15 mil hectares da atual safra de algodão e conheceram tecnologias e práticas sustentáveis adotadas pelos produtores.

Para o proprietário da fazenda Marcelino Flores, um dos produtores mais antigos da região, o projeto ressalta a capacidade técnica da agricultura no Brasil.

“É muito bom porque no Brasil, considerado um país de terceiro mundo, eles podem conhecer o nível de profissionalismo que nós temos. Isso para nós é uma satisfação muito grande mostrar”, disse.

Shailesh Patil, executivo da Índia, elogiou as fazendas e a fibra brasileira, além disso, também exaltou o potencial de crescimento da cotonicultura no Brasil.

“É minha primeira vez visitando fazendas brasileiras e estou achando incrível. É um algodão fantástico! Nós sabemos da capacidade que o Brasil tem para produzir”, disse Patil. 

Sob o mesmo ponto de vista, da China, Sophie Su, destacou o empenho dos produtores brasileiros:

“É minha segunda vez vizitando fazendas aqui e é revigorante. Nesta semana vimos o esforço dos produtores brasileiros e nós respeitamos isso”, destaca Su.

Missão Compradores, executivos, abrapa, internacional,
Imagem: Guilherme Soares/Canal Rural BA

De acordo com a Abrapa, em 2024, foram embarcadas 2,680 milhões de toneladas de pluma ao exterior. Neste ano, antes mesmo do fechamento de julho, o Brasil já negociou 2,689 milhões de tonedas.

Gustavo Piccoli, presidente da instuição destacou que as práticas sustentáveis e tecnificação da produção em todas as escalas são diferenciais do algodão brasileiro.

Algodão certificado

“A Missão Compradores, é feita há nove anos, e neste ano, particularmente, tem uma importância fundamental. Nós, desde o ano passado, nos tornamos o maior exportador de algodão do mundo e isso aumentou a nossa responsabilidade com os nossos clientes. O algodão brasileiro é o que mais fornece matéria-prima certificada BCI. A certificação do algodão brasileiro através do ABR, através do BCI, é de muita importância para nós continuarmos conseguindo o mercado internacional.”, disse.

Além disso, Piccoli também destacou que a importância das iniciativas para atender o mercado internacional.

“Isso é uma exigência, é uma demanda dos compradores e nós temos esse produto, essa certificação para atender a demanda. Fora isso, nós somos o algodão mais rastreável do mundo, então a gente faz rastreabilidade de ponta a ponta.”, destaca.

Como resultado, para a presidente da Abapa, Alessandra Zanotto Costa, o projeto fortalece a confiança dos compradores com a qualidade da fibra brasileira.

“A Bahia tem se destacado e eu digo que isso está no cerne do nosso trabalho muito além do que produzir em quantidade, mas produzir em qualidade. Uma qualidade que vai além dessa fibra, que agrega valor de sustentabilidade, de histórias, de capricho, de cuidado que o produtor tem não só com seu campo, com a sua lavoura, mas também com as pessoas. É isso que o produtor quer mostrar com o seu produto”, disse Zanotto.

A Missão Compradores começou no estado do Mato Grosso, passou pela Bahia e segue para Goiás e Distrito Federal, com última parada no Rio de Janeiro.


Você também pode participar deixando uma sugestão de pauta. Siga o Canal Rural Bahia no Instagram e nos envie uma mensagem.





Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *