Pancadas fortes de chuva começam a se espalhar mais pelo país hoje

As altas temperaturas seguem causando pancadas fortes de chuva, com alguns temporais pelo Brasil. Nesta quinta-feira (29), as instabilidades são mais abrangentes. Confira:
Sul
A madrugada e a manhã podem ter chuva fraca em pontos do litoral do Sul do Brasil e também no noroeste do Paraná. Já entre o fim da manhã e o começo da tarde, o tempo fica instável na metade norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e em território paranaense, com chuva de moderada a forte intensidade, risco de temporais e acumulados elevados em alguns locais. Durante a tarde, as instabilidades ganham ainda mais abrangência em solo gaúcho, alcançando inclusive a Região Metropolitana de Porto Alegre. À noite, as precipitações seguem em grande parte dos três estados.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Sudeste
O dia começa com tempo mais estável na maior parte da região. Entre o fim da manhã e o início da tarde, as pancadas de chuva se intensificam, com ocorrência de chuva moderada a forte e trovoadas em amplas áreas de São Paulo, além do centro-sul, oeste, Triângulo Mineiro, norte, Zona da Mata, interior e leste de Minas Gerais, assim como em grande parte do Rio de Janeiro. No Espírito Santo e em áreas do nordeste mineiro, a chuva ocorre de forma mais fraca, com períodos de sol ao longo do dia. As temperaturas permanecem elevadas na maior parte da região, enquanto em algumas localidades do sul de Minas Gerais, os termômetros tendem a subir menos durante a tarde, mantendo a sensação de tempo abafado.
Centro-Oeste
As pancadas de chuva atingem o norte, oeste e interior de Mato Grosso com intensidade moderada, enquanto em Mato Grosso do Sul as precipitações são mais fracas e isoladas, e em Goiás a manhã começa com tempo mais estável. Entre o fim da manhã e o início da tarde, as instabilidades se intensificam em toda a região, com chuva mais forte em grande parte de Mato Grosso e na metade leste e no interior de Goiás, favorecidas pelo calor e pela umidade. Em território sul-mato-grossense, uma área de baixa pressão contribui para a ocorrência de chuva de moderada a forte intensidade ao longo do dia. Já no leste e no nordeste de Mato Grosso, a precipitação tende a ser mais fraca. As temperaturas seguem elevadas.
Nordeste
A chuva ocorre com intensidade moderada ao longo do litoral norte da região. No sul e no interior do Maranhão e do Piauí, também há previsão de chuva, que pode ser mais intensa durante a madrugada e a manhã. A partir da tarde, as pancadas continuam e se intensificam na faixa litorânea norte, influenciadas pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). As instabilidades aumentam ainda no Maranhão, Piauí e Ceará, além do oeste do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de grande parte de Pernambuco e do litoral entre o Rio Grande do Norte e Pernambuco. Na metade oeste da Bahia, a chuva pode ocorrer com maior intensidade, com risco de temporais, enquanto no sul do estado as precipitações tendem a ser mais fracas. As temperaturas permanecem elevadas, mantendo a sensação de tempo abafado.
Norte
O tempo segue instável em toda a região, com pancadas de chuva de moderada a forte intensidade no Amazonas, Acre, em Roraima, Rondônia e Tocantins. Em grande parte do Pará, a chuva também ocorre com maior intensidade, embora de forma mais irregular em algumas áreas. A atuação da Zona de Convergência Intertropical reforça as instabilidades no Amapá, enquanto no interior do Pará o dia pode ter mais períodos de sol ao longo do dia.
O post Pancadas fortes de chuva começam a se espalhar mais pelo país hoje apareceu primeiro em Canal Rural.

