Anvisa proíbe venda de ‘azeite da Shopee’ e doce leite

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão do azeite de oliva extravirgem da marca Terras de Oliveiras. Com a decisão, o produto fica proibido de ser comercializado, distribuído, fabricado, importado, divulgado e consumido em todo o país.
Segundo a Anvisa, a medida foi adotada porque o azeite tem origem desconhecida e estava sendo anunciado para venda na plataforma Shopee. Além disso, a empresa JJ – Comercial de Alimentos Ltda., indicada no rótulo como importadora, teve o CNPJ extinto em 8 de janeiro de 2025, após encerramento voluntário das atividades.
Doce de leite também é suspenso
A Anvisa também determinou o recolhimento do Doce de Leite em Pedaços, da marca São Benedito. O produto, fabricado pela JF Indústria Comércio de Doces e Laticínios Ltda., teve a comercialização, a distribuição e o consumo suspensos.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
De acordo com a agência, a suspensão ocorreu devido à falta de identificação do lote e à reprovação no teste de determinação de ácido sórbico, realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF).
O ácido sórbico é um conservante utilizado para evitar a proliferação de microrganismos e a deterioração dos alimentos. Quando utilizado fora dos padrões estabelecidos, pode representar risco à saúde do consumidor.
O post Anvisa proíbe venda de ‘azeite da Shopee’ e doce leite apareceu primeiro em Canal Rural.

