Brasil aumenta exportações do complexo carne em 38% em cinco anos

O Brasil aumentou as exportações do complexo carne em 37,6% em cinco anos, com destaque para a proteína bovina, cujos embarques praticamente dobraram no período.
Entre 2021 e 2025, as vendas externas subiram de 6,81 milhões de toneladas para 9,37 milhões de toneladas. Durante o período, as carnes bovina, suína e de aves mantiveram uma crescente ininterrupta:
- Aves: de 4,24 milhões de toneladas para 4,96 milhões de toneladas (+17%)
- Bovinos: de 1,56 milhão de toneladas para 3,09 milhões de toneladas (+98%)
- Suínos: de 1,01 milhão de toneladas para 1,32 milhão de toneladas (+30,7%)
O diretor do Canal Rural Sul, Giovani Ferreira, chama atenção para o crescimento orgânico nos embarques das carnes de aves, que conta com um mercado com mais capilaridade em relação à proteína bovina.
“A China é um dos maiores compradores de frango do Brasil, adquirindo em torno de 18% de todo o produto exportado por nós, enquanto compra quase 50% da carne bovina que produzimos.”
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Para ele, o acordo Mercosul-União Europeia sinaliza um avanço importante para as exportações de carnes do Brasil, o único país do bloco sul-americano a ser capaz de suprir a demanda europeia por proteína animal.
“O acordo vai impactar positivamente nas exportações, mas não podemos esperar que isso aconteça em 2026 ou 2027. Teremos um resultado bastante expressivo nessa relação com a União Europeia somente a partir do quinto ou sexto ano do acordo”, considera.
O post Brasil aumenta exportações do complexo carne em 38% em cinco anos apareceu primeiro em Canal Rural.

