News

Morte de 48 vacas leiteiras no RS pode ter sido causada por intoxicação em pastagem


Foto: Secretaria de Agricultura Novo Xingu

Uma família de agricultores de Novo Xingu (RS), perdeu 48 vacas leiteiras em lactação em poucas horas, após um episódio que causou comoção no município e em cidades vizinhas. Os animais começaram a morrer no dia 2 de janeiro e no último domingo (11) já contabilizava 48 mortes. A principal suspeita é de intoxicação causada pela pastagem, possivelmente agravada pelo excesso de chuvas, alta umidade e baixa incidência de sol.

Segundo o secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Sergio Celso Tasso, o produtor Vanderlei Witter procurou ajuda após identificar os primeiros animais mortos. Quando a equipe chegou à propriedade, veterinários já atendiam as vacas que ainda estavam vivas. Mesmo assim, os animais começaram a cair no pasto de forma rápida, sem tempo para intervenção.

“O produtor foi perdendo o rebanho em lotes. Em poucas horas, as 48 vacas em lactação morreram”, relatou o secretário em entrevista.

Suspeita é de intoxicação pela pastagem

De acordo com os veterinários que acompanham o caso, a principal hipótese é de que a vegetação tenha se tornado tóxica devido às condições climáticas recentes. Amostras de sangue dos animais foram coletadas e encaminhadas para exames laboratoriais, incluindo sorologia, para confirmação da causa.

Enquanto aguardam os laudos oficiais, a prefeitura montou um grupo de trabalho para dar suporte à família, tanto no aspecto financeiro quanto emocional.

Prejuízo ultrapassa R$ 600 mil

O prejuízo direto é estimado em mais de R$ 600 mil. Além disso, a família teve a produção de leite totalmente interrompida. Antes da tragédia, a propriedade produzia cerca de 1.200 litros de leite por dia, que representavam a principal fonte de renda.

Novo Xingu é um município com forte presença da agricultura familiar. Atualmente, conta com 58 produtores de leite. Com a paralisação da atividade da família Witter, esse número caiu para 57. Segundo o secretário, o município possui um rebanho com genética bastante apurada, o que amplia ainda mais a dimensão da perda.

Campanha solidária para ajudar a família

Para amenizar os impactos, moradores e produtores da região iniciaram uma mobilização solidária. Já há doação de animais, organização de uma rifa e a divulgação de um PIX solidário para arrecadar recursos em apoio à família Witter.

O post Morte de 48 vacas leiteiras no RS pode ter sido causada por intoxicação em pastagem apareceu primeiro em Canal Rural.





Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *