Imea aponta que chuvas pontuais limitam avanço da colheita de soja em MT

A colheita de soja da safra 2025/26 em Mato Grosso alcançou 1,98% da área estimada de 13,01 milhões de hectares até a última sexta-feira, segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). O ritmo dos trabalhos segue acelerado no estado, com avanço de 1,28 ponto percentual em relação ao mesmo período da safra 2024/25 e 0,89 ponto percentual acima da média dos últimos cinco anos.
Fique por dentro das novidades e notícias recentes sobre a soja! Participe da nossa comunidade através do link! 
O progresso da colheita só não foi maior em função de chuvas pontuais, que limitaram o avanço das máquinas em algumas áreas produtoras. Entre as regiões mato-grossenses, o médio-norte se destaca como a mais adiantada, com 4,13% da área colhida.
De acordo com informantes do Imea, mesmo com a presença de umidade em parte do estado, os produtores têm conseguido manter o ritmo da colheita, o que vem contribuindo para o fluxo da logística regional, especialmente no escoamento da produção.
Para os próximos sete dias, a projeção do NOAA indica acumulados entre 5 e 25 milímetros na maior parte de Mato Grosso. Caso esse cenário se confirme, a tendência é de que as chuvas continuem a impor restrições pontuais ao avanço da colheita da oleaginosa.
As informações constam no Boletim Semanal do Imea.
O post Imea aponta que chuvas pontuais limitam avanço da colheita de soja em MT apareceu primeiro em Canal Rural.

