News

Agricultores franceses ocupam avenidas de Paris contra acordo Mercosul-UE


Agricultores franceses conduziram cerca de 350 tratores pelas avenidas de Paris, nesta terça-feira (13), em direção ao Parlamento, em protesto contra os baixos salários e contra o acordo comercial entre a União Europeia e países da América do Sul. Segundo os manifestantes, o tratado ameaça a sobrevivência dos produtores rurais.

Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!

Escoltados pela polícia, os tratores provocaram congestionamentos durante o horário de pico, enquanto atravessavam a Champs-Élysées e outras vias centrais da capital francesa. Em seguida, o grupo cruzou o rio Sena até chegar à Assembleia Nacional.

A mobilização ocorre em meio ao aumento da insatisfação dos agricultores na França e em outros países europeus, diante de uma série de desafios enfrentados pelo setor.

Os sindicatos rurais, que lideram os protestos, afirmaram que o movimento exige “ações concretas e imediatas” para garantir a segurança alimentar da França.

A porta-voz do governo francês, Maud Bregeon, disse à emissora TF1 que o governo deve anunciar novas medidas em breve para apoiar os produtores.

Apesar disso, o presidente Emmanuel Macron e seu governo são contrários ao acordo entre a União Europeia e o Mercosul. Mesmo assim, a expectativa é de que o tratado seja assinado no Paraguai neste sábado (17), já que conta com o apoio da maioria dos países do bloco europeu.

Produtores europeus criticam o acordo há anos, alegando que ele pode inundar o mercado europeu com produtos agrícolas mais baratos vindos do Mercosul, formado por Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai.

O post Agricultores franceses ocupam avenidas de Paris contra acordo Mercosul-UE apareceu primeiro em Canal Rural.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *