News

a história que se planta e se colhe no campo


Nem todo legado cabe em um testamento. Alguns se carregam na lembrança e no peito, como ensinamentos que moldam vidas. Edimar Santos Nascimento, de 37 anos, vive a rotina do trabalho rural desde a infância, na antiga propriedade do pai, em Teófilo Otoni, Minas Gerais onde ainda mora e preserva a história de seu pai não apenas com palavras, mas com trabalho e gratidão.

“Meu pai ensinou a ser honesto e dar valor ao sítio. Trabalhar como fonte de sobrevivência. Se ele tivesse vivo, eu diria: gratidão, pai.”

Atualmente, ele trabalha no sítio com a esposa, os filhos, a mãe e o irmão. Juntos, transformam a propriedade em fonte de renda e orgulho. Produzem goiaba, acerola, maracujá, uva, citrus, entre outras frutas – parte delas de forma orgânica. “A gente segue firme, trabalhando, claro, com mais qualidade e mais conhecimento”, diz o produtor rural.

  • Participe do Porteira Aberta Empreender: envie perguntas, sugestões e conte a sua história de empreendedorismo pelo WhatsApp

Desafio da sucessão familiar

Na foto, há quatro pessoas, sendo três homens e uma mulher. Eles mostram frutas que produzem no sítio
Família Nascimento. Foto: Pedro Vilela / Agencia i7

Entre os inúmeros desafios enfrentados pelos pequenos produtores rurais, está o processo de sucessão familiar. Para Deborah Constantino, analista do Sebrae Minas, é fundamental compreender a propriedade rural como um negócio..

“O primeiro passo é entender a propriedade como empreendimento. Além disso, é crucial estabelecer um bom planejamento prévio para o momento em que a nova geração for assumir o controle, evitando assim, conflitos nas relações e garantindo a continuidade do negócio”, explica.

Para Edimar Nascimento, o maior fruto que ele colhe vem da esperança. Seu filho mais velho, de 21 anos, estuda agronomia. O mais novo, ainda menino, já começa a aprender sobre agricultura.

“Hoje a sucessão tem muitos problemas por falta de conhecimento e sustentabilidade. Por isso, a gente precisa mostrar que é possível viver bem do campo. O sítio é uma empresa”, reforça o pai orgulhoso dos filhos e reconhece que gostaria de um dia ouvir: “Pai, gratidão por tudo.”

Porteira Aberta Empreender

Neste Dia dos Pais, o campo ensina que não há herança maior do que o exemplo deixado com honestidade e amor. Com o exemplo do produtor de Minas Gerais, a equipe do Porteira Aberta Empreender deseja que o Dia dos Pais seja repleto de amor e reconhecimento. Parabéns, pais, pelo seu dia.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *