Carga de fertilizantes chega adulterada em Mato Grosso e polícia prende suspeitos
Seis pessoas foram presas em flagrante nessa quarta-feira (6) pela Polícia Civil do Paraná (PCPR) durante uma ação que investigava a adulteração de fertilizantes.
As capturas aconteceram em um barracão em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O local era utilizado para desvio e adulteração de cargas. Um dos detidos estava armado e parte dos presos já havia sido autuada anteriormente pelos mesmos crimes.
De acordo com o delegado da PCPR André Feltes, a operação foi deflagrada após a confirmação de que uma carga enviada do barracão no último sábado (2) chegou adulterada em Mato Grosso.
Segundo a denúncia, os fertilizantes haviam chegado ao destino apresentando resíduos e colorações diferentes. A investigação apurou, ainda, que o caminhão que transportou o material havia saído de Paranaguá e realizado uma parada não programada no barracão da cidade paranaense.
Os presos foram autuados pelos crimes de associação criminosa e induzir o consumidor a erro. Um deles também foi autuado por porte e posse ilegal de arma de fogo.
“O grupo já estava sendo monitorado pelas equipes policiais. No local, foram apreendidos materiais utilizados para adulteração, maquinários e parte da carga desviada”, conta o delegado.
Segundo ele, também foram apreendidos uma pistola, carregadores, R$ 4,1 mil em espécie e rádios comunicadores. Feltes destaca que a PCPR segue com as investigações para identificar outros envolvidos e esclarecer a origem e o destino das cargas.
A operação contou com o apoio da Polícia Militar do Paraná (PMPR) e da Guarda Municipal de São José dos Pinhais (GM).