Sebrae e Mapa buscam impulsionar quase 2,5 mil agroindústrias no Brasil
A equipe do Porteira Aberta Empreender acompanhou, nesta quarta-feira (6), em Brasília, a assinatura de um acordo de cooperação técnica entre o Sebrae e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
A parceria tem como foco fortalecer cerca de 2,5 mil agroindústrias de pequeno porte, com a meta de aumentar em até 12% o faturamento desses empreendimentos. O acordo prevê ações conjuntas para ampliar a produtividade, facilitar o acesso a mercados, promover a sustentabilidade e reduzir a informalidade no setor.


Um dos destaques é o incentivo ao uso do Selo Arte, que permite a comercialização nacional de produtos alimentícios artesanais de origem animal valorizando o saber-fazer do campo e a qualidade dos alimentos produzidos por pequenos negócios.
“Com o acordo queremos fazer com que as pequenas agroindústrias possam se formalizar para se inserir inclusive no contexto da globalização econômica e fazer com que essa pequena economia tenha condições naturais de fazer escala, de crescer, de se desenvolver e de agregar valor sobre o seu produto”, destacou Décio Lima, presidente do Sebrae.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, ressaltou o impacto da parceria. “A partir do selo de inspeção de qualidade instalado nos municípios, o Ministério da Agricultura passará a ter, por intermédio do Sebrae, o acesso ao empreendimento, a uma granja, uma queijaria, a uma produção de ovos.”
Portanto, a iniciativa reforça o papel estratégico da agroindústria artesanal no desenvolvimento regional e na valorização da cultura alimentar brasileira, gerando renda, inclusão produtiva e dinamização econômica nas pequenas propriedades rurais.