News

Agropecuária cresce 7,8% e impulsiona PIB de São Paulo



A economia no estado de São Paulo registrou crescimento de 1,9% nos primeiros quatro meses de 2025 em relação ao primeiro quadrimestre do ano passado, indicaram dados da Fundação Seade.

O avanço do Produto Interno Bruto (PIB) paulista no período foi impulsionado pelos setores da agropecuária, com alta de 7,8%, e serviços, com 3,1%.

No acumulado dos últimos 12 meses, comparados aos 12 meses imediatamente anteriores, o PIB do estado teve crescimento de 3%. Neste recorte, o destaque foi para o setor de serviços, que avançou 3,5%, seguido pela indústria, com crescimento de 0,8%. Já na comparação com abril de 2024, o indicador avançou 0,1% em abril deste ano. 

Para o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Guilherme Piai, os dados são mais uma comprovação da vocação paulista para o agro. “Temos em São Paulo a mais competitiva e sustentável agropecuária do mundo. Temos cana-de-açúcar, pecuária, os grãos, o suco de laranja, e tantas outras cadeias que dão orgulho para o Brasil e para o mundo”.

Exportações do agro

O agro paulista tem se destacado também na pauta de exportações do estado, representando, nos cinco primeiros meses de 2025, 40,6% de tudo que São Paulo embarcou para o exterior.

Desde 2024, o estado é o principal exportador agrícola do país, com uma pauta de produtos que tem os seguintes produtos como destaque: complexo sucroalcooleiro (24,3%), carnes (14%), complexo soja (11,7%), grupo de sucos (11,5%) e produtos florestais (11,4%), conforme dados da Agência Paulista de Tecnologias do Agronegócio.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *